Twitter do Ombro Amigo

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

O REFLEXO DO ESPELHO

(Maravilhoso texto extraído do projeto Família por famílias 2010, da Igreja Adventista do Sétimo Dia)



"Quando seu filho se olha no espelho, o que vê? Não falo do espelho que está colocado na parede, falo do espelho de seus olhos. Talvez você não seja consciente disso, mas é um espelho.

As crianças vêm ao mundo sem saber quem são. Elas descobrem na convivência com as pessoas que estão ao seu redor. Você é um espelho no qual seu filho se mira cada dia, e reflete a ele o que vai crer sobre si mesmo. Esses reflexos são como fotografias que a criança pega em um álbum imaginário. Essas observações, aquilo que a criança vê no espelho, se tornarão o fundamento para a construção da sua identidade.

No princípio seu filho não pode ver diretamente, ele enxergará através dos olhos das pessoas mais importantes em sua vida, ou seja, sua mãe, seu pai... . A imagem que uma pessoa tem de si mesma não se baseia em quem ela é, senão em quem ela pensa que é. Uma criança pensa que é o que seu pai e sua mãe creem que ela seja. Como pai ou mãe você pode decidir que tipo de atitude vai refletir para seu filho: aceitação ou rejeição, aprovação ou desaprovação... . Em grande medida, para que seu filho se sinta querido e que tenha valor, depende do que ele vê em seu "espelho".

Nossas prisões, tribunais e hospitais tratam todos os dias com pessoas que estão pagando um preço elevado por espelhos que refletiram e/ou refletem imagens deformadas. Uma vez escutei a história de um jogador de beisebol que falou para um grupo de presos.

Ele conta que todos os dias quando chegava da escola, jogava beisebol com seu pai. Quando ele arremessava a bola acima da cabeça de seu pai este lhe dizia: "filho, um dia você vai chegar a ser um lançador da liga maior de beisebol". Em outra ocasião, ao arremessar a bola quebrou o vidro de uma janela. Seu pai lhe disse: "filho, com um braço como esse você vai estar nas ligas maiores algum dia".

O lançador disse aos prisioneiros: "tudo o que sou hoje devo ao meu pai que creu que eu podia chegar a ser alguém".

Quando ele terminou sua palestra, um prisioneiro se aproximou para agradecer pelo testemunho e disse: "meu pai fez o mesmo que o seu, constantemente ele me dizia: "filho, um dia você vai acabar na prisão". Creio que suas expectativas se cumpriram.

Qual é a imagem que você está refletindo para seus filhos? o que seus filhos veem em seus olhos quando você fala ou lhes disciplina? Seu espelho não só exerce influência no amor próprio de seu filho, mas também em seu comportamento. As imagens positivas que você refletir sobre seus filhos terá um grande impacto sobre quem eles serão.

REFLEXÃO:

O sábio Salomão afirmou: "porque, como imagina em sua alma, assim ele é." (Provérbios 23.7). Aquilo que nossos filhos mais ouvem em casa vai influenciar grandemente a vida deles. Podemos chamar esse procedimento de profecias autorrealizáveis, ou seja, se eles ouvirem que não têm nenhum valor, que eles não prestam, etc., a tendência é que eles cresçam com uma grave crise de identidade e uma baixa autoestima. Por outro lado, se ouvirem palavras de estímulo, elogios sinceros, palavras de afirmação, com certeza serão jovens e adultos bem ajustados e socialmente saudáveis.

Você tem cometido falhas ao se dirigir a seus filhos? tem usado palavras que podem trazer desânimo ao coração deles? Peça a Deus que o ajude a mudar seu comportamento. Procure surpreender seu filho participando da vida dele, se preocupando com suas dificuldades, falando palavras de ânimo e encorajamento. Seja o espelho de Cristo para ele."
---------------
Foto: Paisagem no Parque das Nações Indígenas - Campo Grande- MS-Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Fale conosco! e-mails:ombroamigoparaservir "arroba"gmail.com ou adaojosepereira "arroba" hotmail.com. Telefone: (67)8415-2570. O Ombro Amigo não cobra pelos serviços prestados.

Google Translation