Twitter do Ombro Amigo

Pesquisar neste blog

terça-feira, 5 de maio de 2009


O QUE É O OMBRO AMIGO

O ombro amigo é um segmento do Serviço de Capelania Hospitalar executado pelo Capelão Adão José Pereira e suas equipes nas unidades hospitalares de Campo Grande – MS, visando oferecer assistência espiritual aos pacientes, familiares e a comunidade hospitalar.

ORIGEM DO SERVIÇO DE CAPELANIA

O serviço de Capelania tem como marco inicial a ação solidária e filantrópica demonstrada pelo um gesto humanitário de Martinho de Tours, numa fria noite na cidade de Amiens.
Martinho nasceu por volta do ano 335 d.C., na Panônia, região onde hoje é Hungria. Seu pai era um pagão, soldado do exército romano. Por essa razão, durante sua infância, Martinho esteve por diversas partes do Império, residindo por mais tempo em Pavia, na Itália. Aos dez anos, contrariando a vontade de seus pais, se decidiu pelo Cristianismo e mandou que incluíssem seu nome na lista dos catecúmenos, iniciando os preparativos para o batismo. Na tentativa de dissuadi-lo da idéia e visando separá-lo do contato com os cristãos, seu pai fez com que ele se ingressasse no exército. Foi quando soldado que ocorreu o episódio mais importante de sua vida.
Conta-se que certa ocasião, Martinho e seus companheiros estavam entrando na cidade de Amiens quando um mendigo seminu, tiritando de frio no meio da neve, estendeu-lhe a mão pedindo uma esmola. Martinho não tinha dinheiro para lhe dar, todavia tomou sua capa, rasgou-a em duas partes, e lhe deu uma metade. Naquela noite, em sonhos, Martinho viu o Senhor Jesus envolto em sua meia capa, dizendo-lhe: “Tudo o que fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste”.
Esse fato ficou tão famoso que a partir de então Martinho é representado repartindo a capa com o mendigo. Além disto, deriva desse acontecimento o termo capela, pois algum tempo depois era conservado em um pequeno templo o que dizia ser a meia capa (capela) de Martinho, e daquele pequeno templo nossas capelas e do gesto altruísta o termo capelão, alguém disposto a dividir o que possui com aquele que necessita de ajuda.
Ser Capelão Hospitalar é estar disposto a dividir a “capa”, mas é ter a certeza de que estará testemunhando de Jesus através de suas ações!

EQUIPES DE TRABALHO

Atualmente temos em nossa equipe três quartetos masculinos sendo eles: Quarteto Geração, Quarteto Vida e Fé e o Quarteto Heandel, este último da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Temos um coral da Congregação Palavra da Vida e grupos vocais das Igrejas: Memorial, Holines, Quarta Igreja Batista e o irmão Júlio Campos, instrumentista e vocalista, (Ministro de Louvor da comunidade Evangélica Aliança Cristã), bem como a Profª Michelle Xavier Conrado de Morais, também instrumentista e vocalista, membro da Quarta Igreja, que com seus dons abençoam os pacientes através da música em nosso Ministério. Temos ainda em nossa equipe a Profª Vivian Cristina de Almeida Lopes, que além de violonista e vocalista, compõe canções e nos apóia na área da informática.
Sentido que nosso Ministério tem se avolumado, convidamos para somar conosco os irmãos capelães Dr. Waldomiro Pancini, da Igreja Evangélica Tempo de Deus e Drª Zely D’Àvila, da Comunidade Evangélica Comunhão Universal, que sob nossa supervisão estão servido no Hospital do Câncer. Sendo que nosso ingresso nesse hospital se deu através da mediação do Dr. Luiz Ovando que nos apresentou ao Dr. Adalberto Siufi, Diretor Geral da instituição, que nos recebeu e abriu as portas daquele hospital para a realização de nossas atividades.

Cpl. Adão José Pereira

Um comentário:

  1. PAZ PASTOR ADAO JOSE, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO GRANDIMENTE ESTE SEU TRABALHO, DANDO A TI COMO BENÇAO , BOA SAUDE , RENOVAÇAO , PAZ E QUE DEUS TE SUSTENTE EM TODAS AS SUAS NECESSIDADES, SINTO- ME MT FELIZ POR FAZER PARTE DA SUA EQUIPE DE VOLUNTARIA. DEUS ABENÇOE VC E SUA FAMILIA GRANDIMENTE. E TB ABENÇOE O SEU MINISTERIO QUE E OFERECER O SEU OMBRO AMIGO. GDE ABRAÇO. CAPELA VANDA

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Fale conosco! e-mails:ombroamigoparaservir "arroba"gmail.com ou adaojosepereira "arroba" hotmail.com. Telefone: (67)8415-2570. O Ombro Amigo não cobra pelos serviços prestados.